O que é inversor solar

O que é inversor solar

Um inversor solar é um equipamento eletrônico que converte a corrente elétrica contínua (CC) em alternada (sinal elétrico CA) no sistema fotovoltaico. É praticamente um adaptador de energia para o sistema fotovoltaico.

O inversor solar também garante a segurança de todo o sistema, realiza monitoramento, e é responsável pela otimização de energia produzida.

O inversor pode possuir ou não um transformador em seu interior. Alguns não possuem para otimizar a energia produzida, uma vez que os transformadores geram calor. Em outras palavras: quanto menor energia térmica produzida, menor será a perda de energia elétrica – logo, o aparelho se torna mais eficiente.

Como funciona o inversor solar:

Esse tipo de inversor fotovoltaico é construído para interagir com o sinal senoidal da corrente alternada presente na rede.

Os inversores interativos, também chamados de inversores on-grid, são feitos para trabalhar especificamente com a rede e, de forma automatizada, se comportam como unidade de controle do sistema fotovoltaico on-grid.

Um inversor interativo age como se fosse um “misturador de energia”, que mistura a energia solar à energia elétrica convencional, permitindo o uso dessa energia por qualquer aparelho ligado à rede elétrica.

Como ficam ligados permanentemente à rede, os inversores interativos devem ser capazes de fornecer a corrente alternada da maneira mais perfeita possível, além de detectar qualquer anomalia que apareça na rede, como flutuações de tensão ou de frequência, e principalmente as quedas de tensão.

Como o inversor fica permanentemente ligado à rede, no caso de quedas de tensão ele deve se desligar automaticamente, evitando pôr em risco o serviço de manutenção.

Esse comportamento é chamado de “anti-ilhamento”; a “ilha” é uma unidade consumidora, como sua casa, por exemplo, que ficaria alimentada em caso de problemas na rede elétrica.

Sobre o Autor

0 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *